quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto Muros em andamento em Paulo Bento

No dia 23 de março, estiveram em Paulo Bento os integrantes do Grupo Viver AU para dar início às pinturas dos muros de duas escolas municipais, atividade do Projeto Muros desenvolvida pelo grupo após suficiente reflexão sobre arte pública e sobre o conteúdo a ser posto nos muros.

Imagens: Murad Vaz.

Dividido o Grupo, o dia foi de trabalho intenso em ambas as escolas, sempre conversando e interagindo de forma prática com as crianças que lá estudam.
Feito o desenho em grafite nas paredes e muros, contamos com a ajuda das crianças, após orientá-las, para pintá-los, de modo que elas se sentiram integradas na atividade e ajudaram a construir com o grupo a arte que ficará nas paredes de seu ambiente escolar.

       
Imagem: Murad Vaz.

Os momentos de reflexão ocorridos nas semanas anteriores ajudaram no rendimento da parte prática do projeto, afinal, tudo já estava decidido e desenhado em escala, o que ajudou a transpor a composição aos muros de forma fácil.
Na próxima sexta-feira, 30 de março, o grupo irá novamente às escolas de Paulo Bento para fazer alguns detalhes e finalizar as pinturas.

Por: Rafael Kalinoski.

domingo, 25 de março de 2012

Das coisas essenciais da vida

Banksy

"A arte é tão necessária quanto dormir e acordar todos os dias"

Por: Gláucia Andrade.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Arte Pública e o Projeto Muros

Ao continuar as discussões sobre arte pública e o Projeto Muros, o Grupo Viver AU está a trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Bento, que ofereceu dois muros, em duas escolas municipais, para que o Grupo Viver AU interviesse nestes.
No dia 09 de março ocorreu a primeira visita do grupo à cidade, onde foram realizadas atividades interativas com as crianças de ambas as escolas, como tangram e pintura, de modo a entender melhor o cotidiano dessas crianças nessas escolas e termos uma base para o início da discussão sobre o que seria a arte pública e como ela seria vista nos locais a intervir. Nesse dia também foram tiradas as medidas dos muros das escolas para o início do processo criativo da intervenção.

                           
 
Imagens: Franciele Bervian e Michele Zwirtes.

No encontro do dia 12 de março, o grupo discutiu conceitos de arte pública segundo embasamento sugerido no encontro anterior, - o livro "Arte Pública: diálogo com as comunidades" de Fernando Pedro da Silva - e então iniciou-se o processo criativo das pinturas: com lápis e papel na mão, os integrantes discutiram e fizeram uma série de desenhos que permitiram uma reflexão mais profunda e prática sobre o que é e como será vista a arte pública nos muros das escolas de Paulo Bento.
No dia 16 de março os integrantes dirigiram-se novamente a Paulo Bento para refletir in loco sobre a intervenção a se realizar. Neste dia, parte dos integrantes do grupo foi recebida pelo prefeito de Paulo Bento, Gabriel Jevinski, em seu gabinete, para ouvir um pouco sobre a história e as atividades do município, bem como para explanar sobre os trabalhos de intervenção nas escolas.


Imagens: Arquivo da Prefeitura Municipal de Paulo Bento.


Novamente, houve uma conversa com as crianças e então pode-se decidir, após o tempo necessário de estudo e análise, o que aparecerá nos muros das escolas.


 Imagem: Emanuele Cenci.

Todo esse processo de reflexão antes de iniciar a intervenção permite aos integrantes do grupo uma reflexão profunda sobre a arte pública aplicada à realidade do local em questão, de modo a desenvolver a capacidade de observar e analisar criteriosamente as condições de um local antes de intervir nele.
"Há algo que liga o arquiteto ao ser social. Sem essa ligação, não há arquitetura, não há sociedade." (Franciele Bervian).


Por: Rafael Kalinoski.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Arquitetura discutida e vivida: experimentações entre o teórico e o real. Grupo Viver AU retoma atividades

No ano de 2011 o Grupo Viver AU realizou várias atividades de cunho artístico, arquitetônico e social. Com o mesmo empenho do ano anterior, o grupo inicia 2012 a planejar novas ações com o objetivo de dar continuidade aos projetos antigos e lançar novos, contando com a participação de novos integrantes, calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Dando início às atividades de 2012, nos dias 09, 16 e 23 de março o grupo estará visitando a cidade Paulo Bento para realizar a intervenção junto aos muros de duas escolas municipais. Para desenvolver tal atividade tem-se solicitado a leitura dos livros "Arte Pública: Diálogos com a comunidade" de  Fernando Pedro da Silva e "Dicionário Crítico de Política Cultural" de Teixeira Coelho. Tais leituras permitem um momento de discussão teórica que antecede o processo criativo da intervenção que realizaremos nas escolas.

             
                                                                                                          Foto: Cássio Bariviera.

Por: Josiani Scotton e Rafael Kalinoski.