quinta-feira, 16 de junho de 2011

a arte de revitalizar

Imagem: google

            No atual cenário de desvalorização do patrimônio histórico, encontra-se algo que se desloca desse contexto, como exemplo disso cito a revitalização de um antigo cinema em desuso localizado na cidade de Santa Maria/RS. Foram reutilizadas as antigas instalações do Cine Independência, localizado na praça Saldanha Marinho no centro da cidade, para a criação de um espaço para os vendedores ambulantes, artesãos e camelôs que antes estavam dispersos pelo centro e ruas principais de Santa Maria.
            A reutilização desse espaço, além de preservar o patrimônio da cidade, resolveu o grave problema que eram os ambulantes espalhados pelo centro. Esses exerciam suas funções de maneira imprópria e sem nenhuma infra-estrutura sujeitos às intempéries e à violência. A circulação de pedestres também era comprometida com a presença dos vendedores ambulantes, sem contar a descaracterização do centro da cidade junto com a poluição visual causada pelas dezenas de tendas de plástico colorido e produtos espalhados pela praça.  
            Apesar de todas as críticas sobre a localização - por ser considerado o centro uma área nobre da cidade- da nova utilização e da fidelidade ao antigo edifício do cine independência, hoje o que é denominado Shopping Independência conta com 194 estandes mais a praça de alimentação.
            Além de todos os benefícios pela recuperação do espaço e a devida locação aos vendedores ambulantes, os moradores de Santa Maria foram presenteados com a devolução da praça principal, antes ocupada pelos camelôs. A praça hoje se encontra em reformas.
            Com esse exemplo de sucesso fica o apelo pela revitalização de nossos edifícios históricos juntamente com uma nova utilização para cada um deles. Sabemos que é possível e viável, então só basta fazer.



Imagem: google

Por: Luís Ranulfo Costa Nuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário