segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Da Pluralidade da Arte

“A ideia torna-se a máquina que origina a arte." 
Sol LeWitt


A arte conceitual é aquela que considera a idéia, o conceito por trás de uma obra artística como sendo superior ao próprio resultado final, sendo que este pode até ser dispensável.
O mais importante para a arte conceitual são as idéias. A execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância. Além disso, caso o projeto venha a ser realizado, não há exigência de que a obra seja construída pelas mãos do artista. Ele pode muitas vezes delegar o trabalho físico a uma pessoa que tenha habilidade técnica específica. 
O que importa é a invenção da obra, o conceito, que é elaborado antes de sua materialização.
Apesar das diferenças pode-se dizer que a arte conceitual é uma tentativa de revisão da noção de obra de arte arraigada na cultura ocidental. A arte deixa de ser primordialmente visual, feita para ser olhada, e passa a ser considerada como idéia e pensamento.

Javacheff Christo








Um comentário:

  1. "A arte consiste em fazer os outros sentirem o que sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação" Trecho 230, Livro do Desassossego, Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa).

    ResponderExcluir