sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Viver AU participou da 6ª MIC/IMED


O Projeto de Extensão “Arquitetura discutida e vivida: experimentação entre o teórico e o real – Grupo Viver AU”,  participou, no dia 25 de outubro, da VI edição da Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e V Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED, Faculdade Meridional, em Passo Fundo. Segundo o Portal de Comunicação do evento, “a MIC tem como foco servir de incentivo à formação do aluno, privilegiando a participação ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação individual e continuada".

Delegação da UFFS no evento.

O trabalho foi de autoria dos acadêmicos Gláucia Andrade e Rafael Kalinoski e dos Professores Murad Vaz e Josicler Alberton, e foi apresentado pelo Professor Vaz e pela aluna voluntária Luciana Sobis Alves, mostrando um panorama das atividades desenvolvidas pelo Grupo, dando destaque aos projetos mais abrangentes desenvolvidos no primeiro semestre de 2012, como a Oficina de Percepção Urbana, o Projeto Muros e o Projeto A História de Erechim em Fotos. Além de apresentar o artigo aprovado, o Viver AU também enviou ao evento um pôster sobre o Projeto Muros Paulo Bento, elaborado pelas acadêmicas Sheila Andrade e Mariana Bortolini.

Por: Luciana Sobis Alves.

Viver AU em evento Internacional

O Projeto de Extensão "Arquitetura discutida e vivida: experimentações entre o teórico e o real" tem apresentado seus resultados em diversos eventos de abrangência regional e nacional. Desta vez, avançando fronteiras, o Viver AU apresentará resultados em um evento Internacional: o IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa em Extensão (IV SIEPE), que acontecerá na UNIPAMPA, Campus Bagé, entre os dias 26 e 28 de novembro de 2012.
Segundo a apresentação do evento, "a diversidade dos sujeitos que se desenvolvem ao elaborarem as grandes áreas do conhecimento partilharão seus trabalhos e projetos, fruto de suas experiências de extensão, pesquisa e ensino".  Neste ano, o tema central do  evento é  "Compartilhe Saberes, vivencie Experiências e almeje Sustentabilidade".

Cartaz do Evento.

O Viver AU participará com duas apresentações: A acadêmica Gláucia Andrade apresentará o trabalho intitulado "Projeto Muros: disseminação de arte pública", orientado pelo Professor Murad Jorge Mussi Vaz e coorientado pela Professora Josicler O. Alberton; e o acadêmico Rafael Kalinoski apresentará o trabalho intitulado "Viver arquitetura e urbanismo - a discussão e as experimentações complementares à academia", orientado também pelo Professor Vaz e coorientado pela Professora Nébora L. Modler.
O IV SIEPE também trás ainda a possibilidade de inscrição como ouvinte e terá uma série de oficinas paralelas à mostra científica.

Por: Rafael Kalinoski.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Café com Memória: as narrativas na construção do espaço urbano e social de Erechim

O grupo de Extensão "Café com Memória: as narrativas na construção do espaço urbano e social de Erechim", vinculado ao programa "Erechim para quem quiser ver discutir e intervir" convida a todos para participarem do terceiro evento do projeto, que terá como tema Literatura e Educação.
O objetivo dos eventos é reconstituir a memória local através do estímulo e registro das narrativas de sujeitos sociais que testemunharam o desenvolvimento e as transformações da arquitetura e do espaço urbano da cidade de Erechim ao longo de sua história. Contamos com sua presença!

Imagem: Fernanda Guazelli.

Por: Franciele Bervian e Micheli Zwirtes.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Viver AU tem trabalho aceito para apresentação em evento nacional

Um resumo expandido que leva o título "Arquitetura discutida  e vivida: experimentações entre o teórico e o real - Grupo Viver AU" foi aceito para apresentação oral no 6º Congresso Nacional de Extensão Universitária que ocorre paralelamente ao 15º Encontro de atividades científicas da UNOPAR, na Unversidade do Norte do Paraná, em Londrina - PR, a realizar-se nos dias 25 e 26 de outubro de 2012.

Cartaz do Evento. Fonte: UNOPAR


Segundo o portal do evento, "O objetivo do Encontro de Atividades Científicas da Unopar é estimular as atividades de iniciação à pesquisa no âmbito da universidade e das demais instituições de ensino superior do país e oferecer à comunidade científica a oportunidade de divulgar os resultados de seus trabalhos, além de promover o intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento".
Como autores do resumo expandido enviado e aprovado, estão os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS, Gláucia Andrade e Rafael Kalinoski, e os Professores de graduação do referido curso, Murad Vaz e Josicler Alberton.
Mais informações podem ser conferidas no site do evento.
O Viver AU teve ainda o resumo aceito para apresentação oral no II Seminário de Extensão e Pesquisa da UFFS e aguarda o resultado de artigos submetidos ao Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, na UNIPAMPA, e à Mostra de Iniciação Científica, na Universidade Meridional.

Por: Rafael Kalinoski.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Oficina de Percepção Urbana

Outra atividade do Viver AU na II Semana Acadêmica dos Cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, foi a Oficina de Percepção Urbana.
Após um momento teórico para explanação do projeto, os participantes foram convidados a percorrer a Avenida Sete de Setembro, conhecendo os monumentos da cidade e prestando atenção em lugares e situações que não costumam observar com a correria do dia-a-dia.


Momento teórico da Oficina

A oficina foi uma continuação do projeto de Iniciação Acadêmica iniciado em 2011 com o objetivo de estudar a Arte Pública em Erechim, principal abordagem do grupo. Após os monumentos terem sido mapeados, foi feito um estudo mais detalhado sobre os mesmos e catalogados em um livreto confeccionado pelo grupo.
A caminhada foi dividida em quatro paradas: pórtico de Erechim, Praça dos Bombeiros, Praça da Bandeira e Canteiro central onde fica situada a estátua do Menino Jornaleiro. Nesses pontos, os monumentos eram mostrados e foram feitos momentos de reflexões com base no livro “Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino. 

Primeira parada – Pórtico de Erechim

Segunda parada -  Praça Jayme Lago

Por: Daniela Susin Guerra e Diêmesson Hemerich.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VIVER AU presente na II Semana Acadêmica dos cursos de de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis

No dia 27 de setembro de 2012, integrantes do grupo de extensão Viver Au, participaram da II Semana Acadêmica dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, ministrando uma Oficina de Máscaras.

O objetivo era realizar uma breve aula teórica e prática sobre a história e a utilização das máscaras, desde sua origem, até nos dias atuais, diferenciando-se em países, povos e culturas. Após a contextualização, os participantes receberam instruções de como confeccionar a máscara e possíveis customizações, então iniciou-se a preparação dos matérias a serem utilizados, como gaze engessada e vaselina sólida, após isso seguiu-se as etapas :

  •  Aplicação de uma camada de vaselina sobre  o rosto;
  • Corte da gaze em tiras e quadrados, molhando e escorrendo;
  • Colocação de algodão nos olhos;
  • Aplicação homogênea de 3 a 4 camadas de gaze;
  • Secagem da máscara sobre o rosto por algum tempo;
  • Retirada da mascara.




Aplicação da gaze em tiras

Retirada da máscara 

Secagem das máscaras

Através de atividades como esta, o Viver Au consegue disseminar diversos assuntos teóricos e práticos, abrangendo as mais diversificadas manifestações culturais e artísticas, para além dos participantes do grupo, atingindo também a comunidade acadêmica, a fim de divulgar cada vez mais as atividades realizadas por este grupo de extensão.

Por: Luciana Alves e Kelly Sychoski.

sábado, 22 de setembro de 2012

II Semana Acadêmica dos Cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis


No dia 24 de setembro, segunda-feira, começará na UFFS, Campus Erechim, a II Semana Acadêmica dos Cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, promovida pelos Diretórios Acadêmicos com apoio dos professores e do Campus.

Cartaz do evento.

O evento, que acontecerá nos dias 24 a 28 de setembro, contará com a participação do Grupo Viver AU ministrando duas atividades: a Oficina de Percepção Urbana, que ocorrerá na quarta-feira, às 13h 30min, e a Oficina de Máscaras, na quinta-feira, às 15h. Além das oficinas, estão previstas palestras, minicursos, gincana de projeto, filmes, debates e apresentação/exposição de trabalhos.

Confira a Programação da II Semana Acadêmica dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.

Seg. 24/09
 07:30h – 10h
Credenciamento, recebimento de material e escolha do minicurso

09:30h
Abertura oficial

10h – 11:45h
Palestra: As energias no cenário Nacional
Palestrante: Anderson Alves Ribeiro - UFFS

13:30h – 15h
Palestra: Biodiesel
Palestrante: Paulo Romeu Machado - UFSM

13:30h – 15h
Palestra: Ferramentas computacionais aplicadas à proteção ambiental e avaliação de potencial eólico
Palestrante: Davidson Martins Moreira – UFFS

13:30h – 16h
Palestra: Projetos de iluminação em escalas variadas
Palestrante: Camila Dias

15:15h – 16:30h
Palestra: Análise de disponibilidades climáticas
Palestrante: Arno Bernardo Heldwein - UFSM

15:30h – 17h
Palestra: Energia através dos rejeitos de Biomassa
Palestrante: Javier Farago Escobar - USP

16h – 18h
Leitura das regras e visita dos grupos da Gincana de Projetos à Escola de Paulo Bento

Ter. 25/09
 08h – 11:30h
Minicurso: Gerenciamento de risco de barragens: estudo de rompimento
Palestrante: Roberto da Silva - UFFS

08h – 11:30h
Minicurso: Tecnologias e procedimentos para incorporação da Biomassa no cenário Energético
Ministrante: Javier Farago Escobar – USP

08h - 09:30h
Palestra: Formação profissional
Palestrante: José Antênio Lousada – CR1/FEAB/UFSM e Evelise Martins - UFSM/FW

08h – 10h
Palestra: Eficiência energética de edificações – Etiqueta PBE Edifica
Palestrante: Juliana Al- Alam Pouey

10:15h – 11:45h
Palestra: Resíduos na construção civil
Palestrante: Luis Eduardo Modler – UFFS

10h – 12h
Palestra: Agroenergia
Palestrante: Eberson Eischolz – Embrapa Pelotas

07:30h – 17:30h
Minicurso com visita técnica (Chapecó/SC): Produção de leite
Palestrante: Everton Poletto – Epagri Chapecó

13:30h – 17:30h
Exposição e apresentação de pôsters

18h-19h
Assessoramento da Gincana de Projetos Multidisciplinar

Qua. 26/09
 08h – 09:30h
Palestra: Biorremediação de solos contaminados por petróleo
Palestrante: Selma Gomes Ferreira Leite - UFRJ

08h – 10h
Palestra: Radiação solar e o processo de especificação de superfícies transparentes no projeto arquitetônico
Palestrante: Joaquim Cesar Pizzutti dos Santos – UFSM

09h – 17h
Oficina: Cromatografia
Ministrante: Alessander Fagundes e Jean Mary Kmiecik (Geae/UFPR)

10h – 11:45h
Mesa-redonda: Produção de Etanol de 2ª geração e Biodiesel
Palestrantes: Helen Treichel e João Paulo Bender – UFFS

10:15h – 11:45h
Palestra: Mitigação de Gases de Efeito Estufa em Ambientes Corporativos
Palestrante: Jean Carlos Budke - URI

10h – 12h
Palestra: Energia na armazenagem
Palestrante: Volnei Menegatti – IRGA Cachoeirinha

13:30h – 15:15h
Palestra: Agricultura Familiar
Palestrante: Leomar Fernando Mattia - Fetag/RS

13:30h – 18h
Workshop: Ecologia Urbana e Planejamento Ambiental
Ministrante: Marcos Antônio Leite Frandoloso

13:30h - 18h
Oficina: Percepção Urbana
Ministrantes: ViverAu, Murad Mussi Vaz e Josicler Alberton (UFFS)

13:30h- 18h
Oficina: Xilogravura e Isogravura
Ministrante: Leiza Senff

13:30h – 18h
Oficina: Desenho
Ministrantes: Andréia Saugo, Leando Fernandes e Marcos Sardá

15:30h – 17:30h
Palestra: Homeopatia
Palestrante: Pedro Boff – Epagri Lages

15:30h – 17:30h
Palestra: O papel do gás natural na matriz energética Nacional
Palestrante: Gabriel Henriqson Teixeira - PETROBRAS

15:30h – 17h
Palestra: Eficiência energética na irrigação
Palestrante: Adroaldo Dias Robaina - UFSM

18h-19h
Assessoramento da Gincana de Projetos Multidisciplinar

Qui. 27/09
 08h - 11:30h
Minicurso: Energia Solar Fotovoltaica
Palestrante: João Batista Dias - UNISINOS

07:30h – 17:30h
Minicurso com visita técnica (Passo Fundo/RS): Manejo e Conservação do Solo
Palestrante: Eloir Denardin – Embrapa Passo Fundo

07:30h – 17:30h
Minicurso com visita técnica (Concórdia/SC): Biogás
Ministrante: Márcio Luis Busi da Silva - Embrapa Concórdia

07:30h – 17:30h
Minicurso com visita técnica (Erechim/RS): Armazenagem na pequena propriedade rural
Palestrante: Ricardo Martins – Emater Colégio Agrícola de Erechim

09h – 11h
Palestra: Projetos recentes do escritório SPBR
Palestrante: João Paulo Meirelles

13:30h – 15h
Palestra: Transporte cicloviário para cidades pequenas e transporte alternativo para economia de recursos energéticos
Palestrante: Cintia Miua Maruyama

13:30h – 15h
Palestra: Sistemas fotovoltaicos em construções arquitetonicas
Palestrante: João Batista Dias - UNISINOS

15h – 17h
Oficina: Máscaras
Ministrante: Grupo ViverAu

15h – 17:45h
Oficina: Kosudama
Palestrante: Cintia Miua Maruyama

18h-19h
Assessoramento da Gincana de Projetos Multidisciplinar

Sex. 28/09
08h – 10h
Palestra: Evolução do manejo de Plantas Daninhas
Palestrante: Aldo Merroto Junior - UFRGS

09h – 11:30h
Mesa-redonda: PCH’s, Hidrelétricas e seus impactos
Palestrantes: Fábio Sanches, Paulo Hartmann e Roberto da Silva – UFFS

09h – 11h
Palestra: Projetos recentes do escritório FGMF
Palestrante: Rodrigo Marcondes Ferraz

10h – 12h
Palestra: Agricultura de precisão
Palestrante: Fabiano Tebaldi - Staara

13:30h – 15:30h
Palestras: Diretrizes das energias nos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis

Resultado da Gincana de Projetos Multidisciplinar

Sáb. 29/09
08h – 11:45h
Visita aos bairros de Erechim  - Projeto Erechim para quem quiser ver, intervir e discutir
Acompanhantes: Daniella Reche, Everton de Moraes Kozenieski, Paulo Lindo, Juçara Spinelli e Murad Mussi Vaz
  
Mais informações sobre o eventos podem ser coletadas no Blog.


Por: Gláucia Andrade 


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Viver AU estará presente no 30º SEURS

Acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de Setembro, em Rio Grande - RS, o 30º Seminário Extensão Universitária da Região Sul - Extensão, Memória e Patrimônio, uma homenagem aos 30 anos de encontros e interlocuções de saberes a partir da experiência extensionista das Instituições Públicas de Educação Superior da Região Sul.
Representando o Viver AU, estarão presentes como ouvintes os bolsistas Rafael Kalinoski e Gláucia Andrade, a voluntária Camila Real Chaves Laurett, que é bolsista do Café com Memória, e o Professor orientador do Viver AU, Murad Jorge Mussi Vaz.
A UFFS teve 12 artigos aprovados para apresentação oral no 30º SEURS, a  lista completa você pode conferir na reportagem publicada no site da Instituição. Entre eles está o artigo relacionado ao programa ao qual está vinculado o Viver AU: "Erechim para quem quiser, ver, discutir e intervir: socializando o processo de democratização das informações socioambientais da cidade", que será apresentado pelo Professor Éverton de Moraes Kozenieski.
Mais informações sobre o eventos podem ser coletadas no site.
 
 Vídeo de promoção do evento.
 
Por: Rafael Kalinoski.
 


domingo, 12 de agosto de 2012

Festival de Cinema de Gramado


Está acontecendo na serra gaúcha, de 10 a 18 de Agosto, o Festival de Cinema de Gramado, o evento que é um dos mais importantes do cinema do Brasil completa 40 anos em 2012. Propondo “Renovação”, o festival vem com uma intensa programação com o objetivo de chamar o público para as exibições. O preço dos ingressos é de R$20 e R$10 (meia entrada), diferente apenas na noite de premiação onde o bilhete custa R$100, sem descontos.
Você, amante do cinema, não perca essa programação especial de aniversário. Faça-se presente e confira a incrível seleção de filmes, não perca a chance de estar com grandes nomes do cinema nacional.

Fonte: www.festivaldegramado.net


Confira a programação:

Domingo, dia 12
10h – Reprise: Artigas, la Redota, de Cesar Charlone, e Super Nada, de Rubem Rewald
14h30 – Mostra Gaúcha de Cinema
19h – Mostra Competitiva de Curtas Nacionais:
Dicionário, de Ricardo Weschenfelder
Diário do não ver, de Cristina Maure e Joana Oliveira
Mostra Competitiva de Longas Nacionais: Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now, de Ninho Moraes e Francisco Cesar Filho
21h30 – Cerimônia de Premiação: Mostra Gaúcha de Cinema

Segunda-feira, dia 13
10h – Reprise: Futuro do pretérito: Tropicalismo Now
16h – Mostra Especial Cinema Gaúcho: Contos Gauchescos, de Henrique de Freitas Lima
19h – Mostra Competitiva Curtas Nacionais: Meta, de Rafael Baliu
Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Diez Veces Venceremos, de Cristian Jure
21h30 – Mostra Competitiva Curtas Nacionais: Casa Afogada, de Gilson Vargas
Mostra Competitiva Longas Nacionais: Colegas, de Marcelo Galvão

Terça-feira, dia 14
10h – Reprise: Diez Veces Venceremos
14h – Mostra Especial Cinema Gaúcho: Dalua Downhill, de Rodrigo Pesavento, Fernanda Krumel e Tiago de Castro
16h – Mostra Especial Cinema Gaúcho: Espia Só, de Saturnino Rocha
19h – Mostra Competitiva Curtas Nacionais: Di Melo, o Imorrível, de Alan Oliveira
Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Leontina, de Boris Peters
21h30 – Homenagem: entrega do Kikito de Cristal para Juan Jose Campanella
Mostra Competitiva Curtas Nacionais: Menino do Cinco, Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira.
Mostra Competitiva Longas Nacionais: Insônia, de Beto Souza

Quarta-feira, dia 15
10h – Reprise: Leontina, de Boris Peters, e Insônia, de Beto Souza
15h – Mostra Especial Cinema Gaúcho: Referendo, de Jaime Lerner
19h – Mostra Competitiva Curtas Nacionais: A mão que afaga, de Gabriela Amaral Almeida
Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Vinci, de Eduardo Del Llano
21h30 – Mostra Competitiva Curtas Nacionais: Funeral à Cigana, Fernando Honesko
Mostra Competitiva Longas Nacionais: O Que Se Move, Caetano Gotardo

Quinta-feira, dia 16
10h – Reprise: Vinci, de Eduardo Del Llano, e O Que Se Move, Caetano Gotardo
15h – Mostra Especial Cinema Gaúcho: Xico Stockinger, de Frederico Mendina
19h – Mostra Competitiva Curtas Nacionais: Piove, Il Film Di Pio, de Thiago Mendonça
Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Calafate, Zoológicos Humanos, de Hans Mülchi Bremer
21h30 – Entrega do troféu Oscarito para Betty Faria
Mostra Competitiva Curtas Nacionais – #, de André Farkas
Mostra Competitiva Longas Nacionais – O Som Ao Redor, de Kleber Mendonça Filho

Sexta-feira, dia 17
10h – Reprise: Calafate, Zoológicos Humanos, de Hans Mülchi Bremer, e O Som ao redor, de Kleber Mendonça Filho
15h – Mostra Especial Cinema Gaúcho: A Casa Elétrica, de Gustavo Fogaça
19h – Mostra Competitiva Curtas Nacionais: O Duplo, de Juliana Rojas
Apresentação Especial: Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor
21h30 – Entrega do troféu Eduardo Abelin para Arnaldo Jabor
Mostra Competitiva Curtas Nacionais: Um Diálogo de Ballet, de Filipe Matzembacher
Mostra Competitiva Longas Nacionais: Jorge Mautner, o Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D’alincourt

Sábado, dia 18
21h – Cerimônia de Premiação

Por: Josiane Andréia Scotton.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Proust Chair - A arte de pontilhar

Magis Proust Chair é uma linha de poltronas criada inspirada na "Poltrona di Proust" (1978) do designer italiano Alessandro Mendini. Segundo a revista eletrônica Utility Design, "This design was a romantic, baroque design on which an endless number of polychromatic points were painted by hand using the 'pointillism' technique".
O Pontilhismo foi um movimento artístico pós-impressionista surgido na França ao final do século XIX, como reação ao impressionismo. A essência do pontilhismo é a decomposição tonal da figura em minúsculas pinceladas tendo sempre um equilíbrio entre as cores opostas.
A linha Magis foi feita em escala comercial e cada unidade custa, segundo a Utility, algo em torno de seiscentas libras esterlinas. A Utility traz ainda que as poltronas Magis são feitas a partir de rotação moldada de polietileno, o que as torna resistentes para o uso ao ar livre.
Um exemplar dessa linha está exposto e permanecerá até o dia 12 de agosto na exposição "Italian Genius Now - Brasil", no Santander Cultural, em Porto Alegre.

Poltrona Proust exposta no Santander Cultural, Porto Alegre.
Foto: Thiago Soares Leite.

Veja outras fotos de modelos da Magis Proust Chair no site da Magis.

Por: Rafael Kalinoski.

terça-feira, 10 de julho de 2012

"Cultura de Erechim é 10" - Vem!

Acontecerá hoje, às 20h no Centro Cultural 25 de Julho, mais um evento do projeto "Cultura de Erechim é 10".
Em homenagem ao Dia Internacional do Rock (13 de julho), o Projeto estará trazendo um show de Rock com a banda "Stereorocks".

Cartaz de divulgação do evento.

Segundo o Jornal Boa Vista (06/06/2012), "além do ingresso gratuito para o público, os grupos que se apresentam no Cultura de Erechim é 10 recebem isenção para utilização do espaço. Desta forma, o Governo Municipal visa construir na população o hábito de que, nos dias 10 de todo mês, sempre haverá alguma atração produzida por artistas do município, incentivando também a população para que frequente o Centro Cultural".

Por: Rafael Kalinoski.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Life is Beautiful


A trajetória de Mr Brainwash e Thierry Guetta  é ilustrada no documentário “Exit Through the Gift Shop”, assistido e discutido pelo grupo Viver AU.
O proprietário de uma loja de roupas e suposto cineasta passa a gravar a abordagem dos artistas na rua e, tomando contato com essa arte, começa a praticá-la.
Porém, seu trabalho é questionável. Fez sua estreia com a exposição “Life is Beautiful”, sendo que suas obras foram vendidas por preços exorbitantes, chegando a custar aproximadamente $120.000.
Atua com spray, estêncil e design gráfico em um estilo pop art, sendo a maior parte feita por assistentes contratados. Ilustrou inclusive a capa do CD “Celebration”, da Madonna.

Obra de Mr Brainwash.

Obra de Mr Brainwash.

 Capa do CD Celebration, Madonna.

"EXIT THROUGH THE GIFT SHOP" - DICA DO VIVER AU.

Imagens: Google Imagens.
Por: Daniela Guerra.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Patrimônio que não é preservado - Breve análise da cidade de Marcelino Ramos com o Arquiteto Professor Dr. Key Imaguire Jr. (UFPR) e o Arquiteto Professor Me. Murad Jorge Mussi Vaz (UFFS)

Como atividade integrante da visita do Arquiteto Professor Dr. Key Imaguire Jr. (UFPR) à UFFS, o Professor Key, o Arquiteto Professor Me. Murad Jorge Mussi Vaz (UFFS), os bolsistas do Projeto de Extensão "Arquitetura discutida e vivida - experimentação entre o teórico e o real", Gláucia Andrade e Rafael Kalinoski e o acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS, Mateus Moreno Sá fizeram uma visita à cidade de Marcelino Ramos - RS, situada na divisa do estado com o estado de Santa Catarina.
Sob a ótica do Professor Imaguire, Doutor em História pela UFPR tendo realizado pesquisas de levantamento de patrimônio em diversas cidades do Paraná, e do Professor Vaz, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC tendo dissertado sobre Desenho Urbano, verificou-se a existência de vários edifícios na cidade que têm vínculo com a formação sócio-cultural local e até mesmo nacional e que, infelizmente, não estão protegidos por lei alguma sendo constantemente alterados sem que haja consciência de sua importância.
Na imagem abaixo pode-se verificar um edifício datado, segundo informações da fachada, de 1935 e que já teve uma intervenção não planejada que acabou por desconfigurar o conjunto.

Edifício  de 1935 em Marcelino Ramos.

Outra grande perda do patrimônio arquitetônico da cidade é o abandono do "Grande Hotel", localizado às margens do Rio Uruguai com uma vista maravilhosa para a ponte. Parte do interior do hotel - provavelmente onde ficava o salão de jantar e de festas - está sem a cobertura e com o piso dos pavimentos caídos. A parte dos leitos está em pé, porém, muito descaracterizada. Caminhando pelos três pavimentos onde ficam os leitos pode-se verificar que há belas peças de mobiliário de madeira do século passado abandonadas em todos os cômodos e até mesmo pelos corredores.

"Grande Hotel" em Marcelino Ramos.

Peças de madeira do século XX abandonadas no "Grande Hotel".

Outra das belezas arquitetônicas de Marcelino Ramos é a ponte da via férrea construída sobre o Rio Uruguai em 1912. A ponte é uma "caixa treliçada" de metal apoiada sobre pilares de concreto armado. A ausência de tecnologia na área do concreto armado no início do século XX exigia que a estrutura metálica fosse muito mais complexa, o que conferiu tal beleza à ponte.

 Ponte da via férrea sobre o Rio Uruguai, 1912.

  Estrutura metálica treliçada.

Os trilhos da via férrea também estão em péssimo estado de conservação, com parafusos e peças de madeira soltas. Em Marcelino Ramos há ainda, segundo breve conversa com um morador local, um dos dois "giradores de locomotiva" existentes no Rio Grande do Sul. Trata-se de um equipamento que serve para manobrar as locomotivas sem que seja necessário fazer grandes voltas.

 Trilhos na frente da estação ferroviária de Marcelino Ramos.

Equipamento para manobrar a locomotiva.

A visita à cidade proporcionou reflexões importantes a respeito da importância da arquitetura como objeto de preservação das memórias de um local e fez perceber o quão urgente é um meio de proteger tal patrimônio para que não se venha a perder elementos que trazem consigo o reflexo da formação do que é a cidade de Marcelino Ramos hoje.

Imagens: Rafael Kalinoski.
Por: Rafael Kalinoski.