sábado, 9 de abril de 2011

das artes cinematográficas: relação entre cinema e arquitetura

                                                               Imagens: Cenas do filme Marie Antoinette¹

A relação cinema - arquitetura pode ser considerada sob dois pontos de vista: do modo como a arquitetura é representada na tela e nas formas plásticas com que o cinema constrói seus espaços ficcionais na chamada cenografia. Ainda existe uma outra perspectiva que consiste em mostrar o universo pessoal e criativo do arquiteto, perpassando os nuances da motivação humana na tarefa de projetar o mundo interior nos objetos materiais da obra arquitetônica. .(...)” 
Juan Guillermo D. Droguett



A arquitetura, em um filme, é importante para retratar ambientes que transmitem sentimentos ou que remetam a uma época passada ou futura. Nos leva a imaginar esses ambientes e como estaríamos inseridos nele. Também como seriam as nossa interações com o meio que estamos visualizando. "Uma leitura interpretativa dos espaços arquitetônicos, nos quais o espectador do cinema interage nas mesmas condições que o arquiteto, revela as condições e possibilidades dos objetos tridimensionais da arquitetura: forma, volume e perspectiva na sua qualidade material, transformando-se, assim, na matéria-prima da subjetividade com a qual o espectador recriará os personagens, objetos e espaços da criação do universo ficcional"². Por conta disso, devemos perceber como ocorre a interação entre os personagens e as edificações e, também, como as edificações podem agir sobre os personagens de modo que isso reflita em nós, meros espectadores.
Por: Flávia R. Oldoni
_________________________
¹ O filme mostra a vida de Maria Antonieta (Kirsten Dunst), uma jovem vienense que, em 1774, tornou-se a rainha da França. Às vésperas da Revolução Francesa, ela ficou conhecida entre a população por seu desinteresse político, um dos fatores que culminaram na violenta revolta popular contra a família real francesa.
²Droguett, Juan Guillermo. Cinema e Arquitetura. In:____. O Feitiço do Cinema - Ensaio de Griffe sobre à sétima arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário